sábado, 30 de maio de 2009

QUAL A DIFERENÇA ENTRE LADRÃO E LARÁPIO ?


Talvez ao ser suprimido você não sinta a diferença, mas o ladrão e o larápio são etimologicamente duas coisas diferentes, embora que no fundo, no fundo...
Pretor Lucius Antonius Rufus Appius
Em grego, látron era uma palavra derivada do verbo latréo, cujo significado era servir. O látron era o salário devido aos servos mercenários e empregados domésticos. Em Roma, latrónou latro passou a denominar o servo mercenário, o soldado em geral, todo aquele que servia a troco de salário ou remuneração fixa ou variável, quer fosse livre, quer fosse escravo. Até aqui, tudo bem - os servos trabalhavam e no final de um período de tempo, recebiam o seu latro.À medida que o império romano foi entrando em decadência, os senhores e amos, passaram a retardar ou a não pagar o devido o latroaos latróns seus soldados e servos. O fato é que o pessoal, sindicalizado ou não, resolveu tomar o que achava devido, surrupiando dos seus amos e patrões, objetos e bens, como forma indenizatória. A coisa saiu do controle e os antigos fiéis latróns mal orientados por um líder sindical com pretensões políticas, partiram para a ignorância e transformaram a justa cobrança do justo latrón numa atividade ilegal, sem a prestação de serviço. A palavra latrón com o passar do tempo, ao invés de designar o fieis soldados e servos do império, adquiriu um novo significado, de definir aqueles que se dedicavam ao infame esporte de surrupiar os bens dos pobres cidadãos. Uma corruptela a mais e latrón virou ladrão.A palavra larápio é inspirada na figura de um pretor, um tipo de juiz da antiga Roma, Lucius Antonius Rufus Appius. O tal magistrado romano tinha o hábito de sentenciar favoravelmente aqueles que melhor lhe corrompesse, coisa dos tempos do império romano. Assinava sempre de forma abreviada suas decisões, L.A.R. Appíus, que passou a ser uma marca registrada de corrupção, originando o neologismo larápio, tão nosso conhecido. Voltando à questão original, percebe-se que ladrão e larápio, a rigor não podem ser usados como sinônimos. Enquanto o termo ladrão faz referência a um indivíduo ou bando, que se apossa de um bem alheio, de forma violenta ou não, o termo larápio aponta para o “surrupiador” mais papo cabeça, sutil, por exemplo, que age sob o disfarce de presidente de uma estatal, de um cargo no executivo ou no legislativo, ou sentado em algum tribunal. Em resumo, num país de oportunidades como o Brasil, um ladrão pode evoluir, ganhar status de intelectual, tornar-se um ilustre larápio e entrar na Academia Brasileira de Letras.

Texto adaptado do Blog português, Levando Lero

quinta-feira, 28 de maio de 2009

PEDRAS NO CAMINHO ?

Você pode ter defeitos,
viver ansioso e ficar irritado algumas vezes,
mas não se esqueça de que
sua vida é a maior empresa do mundo.E você pode evitar que ela vá à falência.Há muitas pessoas que precisam,
admiram e torcem por você.Gostaria que você sempre se lembrasse
de que ser feliz não é ter um céu sem tempestade, caminhos sem acidentes,
trabalhos sem fadigas, relacionamentos sem desilusões.
Ser feliz é encontrar força no perdão, esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros.Ser feliz não é apenas valorizar o sorriso, mas refletir sobre a tristeza.Não é apenas comemorar o sucesso, mas aprender lições nos fracassos.Não é apenas ter júbilo nos aplausos, mas encontrar alegria no anonimato
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história.É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.É saber falar de si mesmo.É ter coragem para ouvir um "não".É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
Ser feliz é deixar viver a criança livre, alegre e simples
que mora dentro de cada um de nós.
É ter maturidade para falar "eu errei".É ter ousadia para dizer "me perdoe".
É ter sensibilidade para expressar "eu preciso de você".É ter capacidade de dizer "eu te amo".É ter humildade da receptividade.Desejo que a vida se torne um canteiro de oportunidades para você ser feliz...
E, quando você errar o caminho, recomece.Pois assim você descobrirá que ser feliz não é ter uma vida perfeita.Mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância.Usar as perdas para refinar a paciência.Usar as falhas para lapidar o prazer.Usar os obstáculos para abrir as janelas da inteligência.
Jamais desista de si mesmo.Jamais desista das pessoas que você ama.Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um obstáculo imperdível,
ainda que se apresentem dezenas de fatores a demonstrarem o contrário.
Pedras no Caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo...

(Fernando Pessoa)

sexta-feira, 15 de maio de 2009

PRECONCEITO RACIAL E DISCRIMINAÇÃO: ISSO TEM QUE MUDAR !

No dia de ontem, fui nomeado como SECRETÁRIO ESPECIAL DE COMBATE A DISCRIMINAÇÃO DE SÃO VICENTE, pelo PV.
O que me deixou muito honrado e com uma grande responsabilidade para estar tratando deste assunto, que é muito importante para todas as pessoas.
Segundo o dicionário Aurélio, preconceito significa: "Conceito ou opinião formados antecipadamente, sem maior ponderação ou conhecimento dos fatos; idéia preconcebida". E discriminação significa: "Ato ou efeito de discriminar", ou seja, a capacidade que você tem de discernimento determinado assunto.
Diante de fatos históricos e culturais, a nossa sociedade, infelizmente, é preconceituosa, e o que algumas pessoas desconhecem é que discriminação é crime imprescritível, não se prescreve, e inafiançável, não paga fiança para sair da prisão. Mas o mais gráve é que ninguém vai preso por cometer este tipo de crime.
Uma pergunta que devermos fazer para as pessoas que de alguma forma discriminam: Qual a diferença entre um branco, um negro, um asiático, um índio, um japones ? A não ser, claro, a cor da pele !!!!
Em um mundo com tantas informações e ainda somos alienados e aculturados, pois até quando vamos continuar com isso ?
Como todo o brasileiro deveria saber, ou talvez saibam, que na constituição de 1988, no seu artigo 5º, diz: "Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à segurança, à propriedade".
Na realidade, devemos construir nas escolas, informações e conhecimentos para que os nossos jovens construam uma nova mentalidade sobre esse assunto, que termina sendo injusto e prejudicial para toda a sociedade.
Somente desta forma, seremos um país com igualdades e respeito por todos que aqui vivem, e assim nos tornaremos pessoas mais concientes.
Quero trazer textos e informações, para que eu possa estar divulgando uma concientização para as pessoas que de uma forma ou outra, praticam algum tipo de discriminação.
Preciso de opiniões e ajuda neste sentido, pois todo o tipo de informação que eu estiver recebendo, será de grande valia para que eu possa estar desenvolvendo com muita responsabilidade o cargo que acabo de assumir.
Conto com a participação de meus amigos e leitores, este assunto é muito polêmico e podemos discutir juntos.
Um grande abraço e obrigado.

Elton dos Anjos.

sábado, 2 de maio de 2009

Caros amigos leitores, estou trabalhando para a realização de um sonho que acredito que poderei alem de ajudar outras pessoas, realizar também um grande desejo que tenho guardado dentro do meu peito durante alguns anos. Sei que é uma tarefa difícil onde quero contar com o apoio de todos, e somente assim tenho a convicção de que atingirei meu objetivo. Em um determinado momento eu voltarei a este assunto, pois ele será longo e explicativo. Diante desse quadro, peço desculpas aos amigos e leitores pelo longo período sem novos artigos, ao passo que espero, o mais breve possível, ter tempo disponível para voltar a escrever com a qualidade e regularidade que nosso leitor merece. Quanto ao livro que escrevo, você amigo leitor, sabe que tem momentos que você precisa dar uma parada para reordenar suas ideias para que eu volte com toda a força que preciso para termina-lo.
Um abraço a todos meus leitores e amigos.