terça-feira, 28 de setembro de 2010

DICAS DE SEGURANÇA CONTRA ASSALTOS E SEQUESTROS NO TRÂNSITO


Para motorista de carro comum:


Sempre transite com as portas do carro travadas e os vidros fechados, no caso dos veículos com ar condicionado.
Escolha conscientemente o trajeto que será feito, prefira trafegar por ruas onde um ataque inoportuno será menos provável.
Quando parado em um sinal vermelho ou congestionamento, deixe espaço de – no mínimo – dois metros entre seu veículo e o que estiver na sua frente.
Em caminhos escuros ou desertos mantenha atenção redobrada, se possível, faça mentalmente uma análise geográfica da região.
Não deixe à mostra objetos de valores como bolsas, pastas, equipamentos eletrônicos ou jóias.
Em todos os momentos, esteja atento ao que passa a seu redor.
Ao parar num semáforo, evite a faixa da esquerda. Isso impede que o criminoso aborde com facilidade o motorista.
Essas dicas são preventivas. Na ocasião de ser rendido por assaltantes não se deve reagir !

Dr. Elton dos Anjos

AMIGO É PARA SE GUARDAR DO LADO ESQUERDO DO PEITO

Homenagem :  Não poderia ficar sem uma publicação a importância de uma amizade, pois este guerreiro e parceiro sempre esteve presente nas mudanças de minha vida, e não foi diferente agora quando no início das atividades do Instituto Anjos, o meu irmão e amigo Edmar Corrêa esteve presente e participando desta primeira festa.   Certamente este amigo sempre fará parte da história de nosso Instituto, embora não faça parte de nossa diretoria é um amigo que terá sua participação sempre lembrada.  Obrigado meu amigo, por acreditar e torcer para que nossos sonhos e objetivos sejam realizados, pois sempre estarei torcendo por você também.
Dr. Elton dos Anjos

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

HOJE É DIA DE COSME E DAMIÃO


Cosme e Damião foram martirizados na Síria, porém é desconhecida a forma como morreram. Seu culto já estava estabilizado no Mediterrâneo no século V. Perseguidos por Diocleciano, foram trucidados e muitos fiéis transportaram seus corpos para Roma, onde foram sepultados no maior templo dedicado a eles, feito pelo Papa Félix IV (526-30), na Basílica no Fórum de Roma com as iniciais SS - Cosme e Damião.

Alguns relatos atestam que eram originários da Arábia, mas de pais cristãos. Seus nomes verdadeiros eram Acta e Passio. Surgiram várias versões, mas nenhuma comprovada com fundamento histórico. Em uma das fontes, explica-se que eram dois irmãos, bons e caridosos que realizavam milagres. Alguns relatos afirmam que foram amarrados e jogados em um despenhadeiro sob a acusação de feitiçaria e inimigos dos deuses romanos. Em outra versão, na primeira tentativa de morte, foram afogados, mas salvos por anjos. Na segunda, foram queimados, mas o fogo não lhes causou dano algum. Apedrejados na terceira vez, as pedras voltaram para trás, sem atingi-los. Por fim, morreram degolados.

Depois de mortos, apareceram materializados ajudando crianças que sofriam violências. Ao gêmeo Acta é atribuído o milagre da levitação e ao gêmeo Passio a tranqüilidade da aceitação do seu martírio. A partir do século V os milagres de cura atribuídos aos gêmeos fizeram com que passassem a ser considerados médicos, pois, quando em vida, exerciam a medicina na Síria, em Egéia e Ásia Menor, sem receber qualquer pagamento. Por isso, eram chamados de anargiros, ou seja, inimigos do dinheiro. Mais tarde, foram escolhidos patronos dos cirurgiões.

Sempre confiantes em Deus, oravam e obtinham curas fantásticas. Também foram chamados de "santos pobres". Muitos esforços foram feitos para demonstrar que Cosme e Damião não existiram de fato, que eram apenas a versão cristã dos filhos gêmeos pagãos de Zeus. Isto não é verdade, embora haja evidências de que a superstição popular muitas vezes fez supor haver em seu culto uma adaptação do costume pagão.

No Brasil, em 1530, a igreja de Iguaraçu, em Pernambuco, consagrou Cosme e Damião como padroeiros. No dia 27 de setembro, quando é realizada a festa aos santos gêmeos, as igrejas e os templos das religiões afro-brasileiras são enfeitados com bandeirolas e alegres desenhos.

No candomblé, são associados aos "ibejis", gêmeos amigos das crianças que teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces e guloseimas. O nome Cosme significa " o enfeitado" e Damião, "o popular".



Oração a São Cosme e São Damião



Amados São Cosme e São Damião,

Em nome do Todo-Poderoso

Eu busco em vós a bênção e o amor.

Com a capacidade de renovar e regenerar,

Com o poder de aniquilar qualquer efeito negativo

De causas decorrentes

Do passado e presente,

Imploro pela perfeita reparação

Do meu corpo e

Dos meus filhos.....

E de minha família.

Agora e sempre,

Desejando que a luz dos santos gêmeos

Esteja em meu coração!

Vitalize meu lar,

A cada dia,

Trazendo-me paz, saúde e tranqüilidade.

Amados São Cosme e Damião,

Eu prometo que,

Alcançando a graça,

Não os esquecerei jamais!

Assim seja,

Salve São Cosme e Damião,

Amém!



Não esqueça: ao alcançar a graça, fazer um bolo ou oferecer uma festa às crianças de rua, orfanatos ou creches.



Dr. Elton dos Anjos
Uma Equipe da Pesada, sempre procurando iniciativas positivas para nossa população.
foto: Dr. Guilherme Amado (Secretário Instituto Anjos), Deputado Federal Robson Tuma, Dr. Elton dos Anjos e Sargento Barreto (Diretor de Operações do Instituto Anjos).
Aproveitando a presença do Deputado Federal Robson Tuma, tratamos de assuntos importantes para região da baixada santista.
foto: Deputado Robson Tuma, Dr. Elton dos Anjos e Sargento Barreto (Diretor de Operações do Instituto Anjos).
Dr. Elton dos Anjos em palestra de Segurança Pública na faculdade ESAMC-Santos, com a presença do Deputado Federal Robson Tuma e a Diretora do Curso de Direito.
O Instituto Anjos sempre presente em grandes momentos: Esta foi a despedida do Ten. Cel. Vila Nova comandante do 2º BIL em São Vicente-SP,  que hoje encontra-se em Brasília mas marcou sua passagem por nossa região.  Foi um momento de grandes emoções e certamente a cidade de São Vicente vai sempre lembrar de suas atividades militares e sociais.
Na foto: Dr. Guilherme Amaddo, Ten. Cel. Vila Nova, Srª Patrícia Vila Nova, Professora Doralice Lopes e Dr. Elton dos Anjos.
Dr. Guilherme Amado ( Secretário), Senador Romeu Tuma e Dr. Elton dos Anjos reunidos em um evento na cidade de Santos.  Tratamos de vários assuntos de interesse público.  O Senador Romeu Tuma sempre presente em atividades do Instituto Anjos,  pois é um amigo que se preocupa com o Bem Comum.
Dr. Elton dos Anjos e a Deputada Telma de Souza tratando de assuntos importantes para a sociedade, como transportes coletivos e educação ambiental.  A Deputada Telma de Souza sempre deu atenção aos projetos sociais que o Instituto Anjos promove.  Contamos sempre com sua ajuda e colaboração.
O Dr. Elton dos Anjos entrega a camiseta do Instituto Anjos para o Senador Romeu Tuma, que sempre esteve presente em nossas atividades. Agora
com o Instituto Anjos Treinamentos Táticos o Senador Romeu Tuma acredita que é uma grande oportunidade para todos os policiais de nosso País.

“DEUS VESTE FARDA NEGRA"



A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro tem chamado a atenção de toda a sociedade, e não foi diferente em são Vicente, quando o Instituto Anjos participou de um evento realizado pela AFAPOL – uma associação Federal de apoio aos Policiais Militares de todo o nosso País.

De todo o efetivo da PM fluminense, uma entidade bicentenária com cerca de 40 mil integrantes, um grupo em especial tornou-se emblemático nos últimos tempos. É o BOPE-Batalhão de Operações Policiais Especiais, que ganhou fama em todo o país a partir da exibição do filme Tropa de Elite. A produção tornou-se polêmica, entre outras coisas, por retratar o Batalhão como uma unidade extremamente violenta. Informação que posso dizer que não é verdadeira, pois lá existe também homem que pregam a paz e a evangelização de pessoas que moram nos morros, No BOPE, valores como profissionalismo, preparo, lealdade e honestidade são códigos de honra respeitados por todos. Criado em janeiro de 1978, o Batalhão, que usa Fardas Negras, faz jus ao título do filme. De cada dez candidatos que se apresentam, apenas dois ou três são aprovados nos rigorosos testes de seleção que são feitos para que um soldado possa estar integrando aquele Batalhão.

Conversando com alguns policiais do BOPE, descobrimos que essa tropa se torna indispensáveis em qualquer parte do mundo. Elas são a última opção que o Estado tem para defender seus interesses. O treinamento, as táticas empregadas, a honestidade de propósitos dos seus integrantes, o espírito de corpo, tudo isso somado faz com que o nosso oponente, aquele sujeito que está fora da lei, tema nossas ações. O marginal sabe que, conosco, não haverá nenhum tipo de acordo ou negociação. Nós estamos ali para cumprir a lei. Nosso objetivo é prendê-lo, e é por esse motivo que o INSTITUTO ANJOS TREINAMENTOS TÁTICOS foi criado, para trazer aos nossos policiais e pessoas que trabalham na área de Segurança Pública e Privada, conhecimentos técnicos e táticos para estarem atuando dentro de suas áreas com maiores possibilidades de voltarem para suas casas ao encontro de seus familiares, que os aguardam ansiosos pelo seu retorno.

Como presidente do INSTITUTO ANJOS e ex-policial militar, posso dizer com propriedade das dificuldades que vejo e sempre irei trabalhar para que haja uma mudança significativa do que existe hoje. A maior dificuldade e maior problema, é a falta de material e salários dignos. A policia militar e Civil de São Paulo precisam de aquisição continuada de material de qualidade, armamentos, equipamentos de proteção, veículos. Isso, do ponto de vista logístico. Outra dificuldade que vejo são as questões legais. Gostaríamos de contar com uma legislação mais adequada e pesada.

No BOPE tem hoje um efetivo de 400 homens. Recentemente foi feito um trabalho de pesquisa por um pastor evangélico, major e capelão da Polícia Militar, junto a 180 daqueles homens, setenta e dois deles apresentaram-se como evangélico o que não é diferente dentro dos quadros da Policia Militar, Civil, Federal e Guardas Municipais de nosso Estado de São Paulo e de outros Estados Brasileiros.

A guerra e a religião estão muito próximas. Alguém me disse uma vez que a Bíblia é um livro de guerra. Existem salmos de guerra na Bíblia. As Cruzadas, na Idade Média, envolveram guerra e religião. Os guerreiros, pessoas que se colocam sob o risco de perder a vida diariamente, têm que se apegar a algo superior. E esse algo superior é Jesus Cristo.

Com certeza, precisamos estar conectados com o bem para que possamos aplicar treinamentos e táticas policiais para que nossos policiais possam fazer com que a lei e justiça sejam cumpridas dentro da legalidade. Nós Diretores do Instituto Anjos trabalhamos em equipe, e esse é um dos segredos do nosso sucesso, pois no COE, BOPE, GATE, GER, COT e outras equipes táticas também é assim. Nós trabalhamos em equipe, independente da orientação religiosa dos nossos alunos, pois estamos aqui para capacitar e ensinar técnicas de outras polícias do mundo todo.

Não sou extremamente religioso. Tenho a minha devoção, acredito piamente em Deus. Mas é possível, em algum momento, você ter uma autorização divina, porque essa autorização legal existe, de utilizar a força para se defender e proteger outras pessoas que estão subjugadas. Então, esse é o meu entendimento. No trabalho dos homens de segurança pública, eles são pagos e vocacionados para defender as pessoas. O que é a polícia? É um grupo pago pela sociedade para defender seus interesses. Aqueles que não se submetem aos interesses da sociedade são marginais; têm que ser presos e, se reagirem, a legislação prevê o uso da força física moderada para conter aquele meliante, que às vezes precisa da uma força letal, infelizmente, para se fazer cumprir uma injusta agressão que sabemos e vemos todos os dias em nossos telejornais, que assustam tanto nossa sociedade, Diante de todo esse processo de violência que hoje estamos vivendo, o Instituto Anjos estará trazendo novidades e treinamentos para todos os policiais e empresas de segurança privada de nosso Estado e de nosso País.



No atual momento em que vivemos, acredito que não ocorrerão mudanças em curto prazo do nosso Código Penal, quem sabe no futuro, quando tivermos uma sociedade mais equilibrada do ponto de vista social, com uma menor diferença entre ricos e pobres, e com um Código Penal atualizado e com previsão legal de Prisão Perpétua, isso possa ser viável e possível. Mas neste momento estaríamos cometendo muitas injustiças.



    Dr. Elton dos Anjos


Presidente –Instituto Anjos

domingo, 26 de setembro de 2010

Visita.


Dr. Elton dos Anjos na residência do Diretor do Instituto Anjos o Sr. Sargento Barreto, na visita do Deputado Estadual Carlos Giannazi.  Uma oportunidade importante para o Instituto Anjos, onde falamos de assuntos importantes de nossa educação. E para exemplo disso o filho de nosso Diretor o Igor Barreto deu idéias para o Deputado, quanto a visão de um jovem na escola.


fonte: Equipe Anjos

Evento

BATIZADO CAPOEIRA


Dr. Elton dos Anjos e o Sargento Barreto estiveram no Batizado de nosso querido amigo Nogueira, que recebeu o cordão verde.  Momento de muita emoção para nosso amigo que sem saber teve seus familiares e amigos presentes.  Ao Mestre ANDRÉ, quero agradecer pela homenagem feita ao nosso amigo e Diretor do Instituto Anjos o Sargento Barreto, demonstrando o reconhecimento e aprendizado que tiveram quando juntos trabalharam na árdua missão da Segurança Pública.  Momento que eu irei guardar com muito carinho, pois foram palavras que ficaram marcadas naquele evendo de graduação do nosso querido amigo Nogueira.


fonte: Equipe Anjos

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

RESPOSTA DE UMA PROFESSORA PARA A "REVISTA VEJA"

É uma carta grande, mas é a mais pura verdade!
Vale a pena perder três minutos e ler todo o texto... E comentar com seus filhos e amigos, pois os pais devem procurar saber da vida escolar de seus filhos, mostrando para eles interesse, preocupação e participando das reuniões feitas nas escolas alem de se fazerem presentes.
Quero aqui declarar aos alunos, que respeitem seus mestres e lembre-se que eles passaram por um longo caminho se preparando talvez com algumas dificuldades como trabalhar e fazer faculdade, sempre sonhando estar à frente de futuros alunos passando seus conhecimentos que adquiriu durante este longo período de sua vida.
Não poderia ficar sem fazer uma pequena comparação, mas muito importante para os alunos, sejam eles do ensino básico ou universitário.
Que no lugar de nossos mestres, poderiam estar nosso pai, nossa mãe, irmã, irmão, esposa ou alguém querido em sua vida.
Existe um velho ditado que diz: “Nunca faça para os outros, o que você não gostaria que fizessem com você.”
Acredito que o mundo seria um pouco melhor se os pais fizessem sua parte quanto aos seus filhos, lembrando que a base da educação escolar, estará construindo o homem de amanhã.
Pensem nisso...

Dr. Elton dos Anjos






RESPOSTA À REVISTA

Sou professora do Estado do Paraná e fiquei indignada com a reportagem da
Jornalista Roberta de Abreu Lima “Aula Cronometrada”.
É com grande pesar que vejo quão distante estão seus argumentos sobre as causas do mau desempenho escolar com as VERDADEIRAS razões que geram este panorama desalentador.
Não há necessidade de cronômetros, nem de especialistas para diagnosticar as falhas da educação. Há necessidade de todos os que pensam que “os professores é que são incapazes de atrair a atenção de alunos repletos de estímulos e inseridos na era digital” entrem numa sala de aula e observem a realidade brasileira.
Que alunos são esses “repletos de estímulos” que muitas vezes não têm o que comerem suas casas quanto mais inseridos na era digital? Em que pais de famílias oriundas da pobreza trabalham tanto que não têm como acompanhar os filhos em suas atividades escolares, e pior, em orientá-los para a vida? Isso sem falar nas famílias impregnadas pelas drogas e destruídas pela ignorância e violência, causas essas que, infelizmente, são trazidas para dentro da maioria das escolas brasileiras.
Está na hora dos professores se rebelarem contra as acusações que lhes são impostas. Problemas da sociedade deverão ser resolvidos pela sociedade e não somente pela escola.
Não gosto de comparar épocas, mas quando penso na minha infância, onde pai e mãe, tios e avós estavam presentes e onde era inadmissível faltar com o respeito aos mais velhos, quanto mais aos professores e não cumprir as obrigações fossem escolares ou simplesmente caseiras, faço comparações com os alunos de hoje “repletos de estímulos”.
Estímulos de quê? De passar o dia na rua, não fazer as tarefas, ficar em frente ao computador, alguns até altas horas da noite, (quando o têm), brincando no Orkut, ou o que é ainda pior, envolvido nas drogas. Sem disciplina seguem perdidos na vida.
Realmente, nada está bom. Porque o que essas crianças e jovens procuram é amor, atenção, orientação e disciplina.
Rememorando, o que tínhamos nós, os mais velhos, há uns anos atrás de estímulos? Simplesmente: responsabilidade, esperança, alegria. Esperança que, se estudássemos, teríamos uma profissão, seríamos realizados na vida. Hoje, os jovens constatam que, se venderem drogas, vão ganhar mais. Para quê o estudo? Por que numa época com tantos estímulos não vemos olhos brilhantes nos jovens? Quem, dos mais velhos, não lembra a emoção de somente brincar com os amigos, de ir aos piqueniques, subir em árvores?
E, nas aulas, havia respeito, amor pela pátria. Cantávamos o hino nacional diariamente, tínhamos aulas “chatas” só na lousa e sabíamos ler, escrever e fazer contas com fluência.
Se não soubéssemos não iríamos para a 5ª. Série. Precisávamos passar pelo terrível, mas eficiente, exame de admissão. E tínhamos motivação para isso.
Hoje, professores “incapazes” dão aulas na lousa, levam filmes, trabalham com tecnologia, trazem livros de literatura juvenil para leitura em sala-de-aula (o que às vezes resulta em uma revolução), levam alunos à biblioteca e a outros locais educativos (benza, Deus, só os mais corajosos!) e, algumas escolas públicas onde a renda dos pais comporta, até passeios interessantes, planejados minuciosamente, como ir ao Beto Carrero.
E, mesmo, assim, a indisciplina está presente, nada está bom. Além disso, esses mesmos professores “incapazes”, elaboram atividades escolares como provas, planejamentos, correções nos fins-de-semana, tudo sem remuneração.
Todo o profissional tem direito a um intervalo que não é cronometrado quando estão cansados. Professores têm 10 minutos de intervalo, quando têm de escolher entre ir ao banheiro ou tomar às pressas o cafezinho. Todos os profissionais têm direito ao vale alimentação, professor tem que se sujeitar a um lanchinho, pago do próprio bolso, mesmo que trabalhe 40h semanais. E a saúde? É a única profissão que conheço que, embora apresente atestado médico, tem que repor as aulas. Plano de saúde? Muito precário.
Há de se pensar, então, que são bem remunerados... Mera ilusão! Por isso, cada vez vemos menos profissionais nessa área, só permanecem os que realmente gostam de ensinar, os que estão aposentando-se e estão perplexos com as mudanças havidas no ensino nos últimos tempos e os que aguardam uma chance de “cair fora”.Todos devem ter vocação para Irmã Dulce, porque por mais que esforcem-se em ministrar boas aulas, ainda ouvem alunos chamá-los de “vaca”,”puta”, “gordos “, “velhos”, entre outras coisas. Como isso é motivante e temos ainda que ter forças para motivar. Mas, ainda não é tão grave.
Temos notícias, dia-a-dia, até de agressões a professores por alunos. Futuramente, esses mesmos alunos, talvez agridam seus pais e familiares.
Lembro de um artigo lido, na revista Veja, de Cláudio de Moura Castro, que dizia que um país sucumbe quando o grau de incivilidade de seus cidadãos ultrapassa um certo limite.
E acho que esse grau já ultrapassou. Chega de passar alunos que não merecem. Assim, nunca vão saber porque devem estudar e comportar-se na sala de aula; passam-se sem estudar mesmo, diante de tantas chances, e com indisciplina... E isso é um crime! Vão passando série após série, e não sabem escrever nem fazer contas simples. Depois a sociedade os exclui, porque não passa a mão na cabeça. Ela é cruel e eles já são adultos.
Por que os alunos do Japão estudam? Por que há cronômetros? Os professores são mais capacitados? Talvez, mas o mais importante é porque há disciplina.
E é isso que precisamos e não de cronômetros. Lembrando: o professor estadual só
percorre sua íngreme carreira mediante cursos, capacitações que são realizadas, preferencialmente aos sábados. Portanto, a grande maioria dos professores está constantemente estudando e aprimorando-se.
Em vez de cronômetros, precisamos de carteiras escolares, livros, materiais, quadras-esportivas cobertas (um luxo para a grande maioria de nossas escolas), e de lousas, sim, em melhores condições e em maior quantidade.
Existem muitos colégios nesse Brasil afora que nem cadeiras possuem para os alunos sentarem. E é essa a nossa realidade! E, precisamos, também, urgentemente, de educação para que tudo que for fornecido ao aluno não seja destruído por ele mesmo.
Em plena era digital, o professor ainda são obrigados a preencher os tais livros de chamada, à mão: sem erros, nem borrões (ô, coisa arcaica!), e ainda assim se ouve falar em cronômetros. Francamente!!!
Passou da hora de todos abrirem os olhos e fazerem algo para evitar uma calamidade no país, futuramente. Os professores não são culpados de uma sociedade incivilizada e de banditismo, e finalmente, se os professores até agora não responderam a todas as acusações de serem despreparados e “incapazes” de prender a atenção do aluno com aulas motivadoras é porque não tiveram TEMPO.
Responder a essa reportagem custou-me metade do meu domingo, e duas turmas sem as provas corrigidas.