quinta-feira, 21 de abril de 2011

Inimigos – o diabo
Artigo de André Soares – 20/04/2011


O incompreendido filósofo Nietzche estava certíssimo ao dizer que “possuir inimigos é uma felicidade”. Contudo, a maioria absoluta das pessoas, que também constitui a “unanimidade burra” identificada por Nelson Rodrigues, reage com incomum hostilidade a verdades como essa, embora seja reação natural própria da mediocridade e ignorância. De toda forma, as filosofias de Nietzche, Nelson Rodrigues e outras brilhantes personalidades incompreendidas da humanidade não foram feitas para a “unanimidade burra” e fraca, mas para os poderosos e fortes, e estes sempre são raros. Significa dizer que, se você pretende ser um deles, trate de ter inimigos, pois os poderosos e fortes os têm, inclusive porque inimigos são extremamente úteis.

Evidentemente que a arte de ter inimigos é uma expertise perigosíssima porque inimigos podem destruí-lo. Na verdade, isso fatalmente ocorrerá se você fizer parte da “unanimidade burra” e fraca (estatisticamente, você deve fazer); mas não se você for forte, inteligente e corajoso (estatisticamente, você não deve ser). Não se ofenda - a verdade é assim mesmo: dói.

Portanto, se ter inimigos é sempre muito perigoso, ter inimigos também é uma fonte inesgotável de poder. E quanto mais poderosos forem os inimigos que derrotar, mais poder você terá. É importante não esquecer que inimigos devem ser sempre destruídos, completamente. Porém, a maior destruição imposta aos inimigos não é o aniquilamento, mas a dominação; a fim de que, uma vez escravizados e tendo seus destinos vulneráveis ao livre arbítrio do seu dominador, sejam extremamente úteis no futuro, quando serão utilizados para se conquistar ainda mais poder. Dessa forma, ao contrário de continuarem a representar ameaça, paradoxalmente inimigos ficam condenados a viver promovendo a própria segurança do seu dominador, a fim de não sofrerem as nefastas e imprevisíveis conseqüências que quaisquer ameaças à sua incolumidade poderão lhes causar, porque sabem que indubitavelmente ele não hesitará em fulminá-los caso ameaçado, ou mesmo contrariado.

Por tudo isso, extrapolando a sofrível capacidade de compreensão da “unanimidade burra”, em última instância, a grande verdade é que os poderosos e fortes adoram seus inimigos, pois sua destruição lhes proporciona poder, incomensurável prazer e muita diversão.

Afinal, por que você acha que Deus criou o diabo?


Dr. Elton dos Anjos

sábado, 2 de abril de 2011

SAÚDE PÚBLICA - SERÁ QUE TEMOS ?

Para você saber como anda a saúde pública em nosso país, não é preciso fazer pesquisa na Internet, assistir a noticiários não. Entre em um posto de saúde e hospitais de sua cidade e repare na maneira de como é atendido, nos locais de espera, no estado de limpeza dos banheiros, na demora para conseguir ser consultado, no diagnóstico médico e na disposição de remédios gratuitos, nos erros de diagnósticos, nas cirurgias erradas que acontecem em nossos hospitais públicos cada vez pior.
É verdadeira  a afirmação que em termos de saúde publica, nosso país é uma vergonha, mas no quesito profissionais, não se esqueça que temos os melhores do mundo! Uma pena que nosso governo e governantes sejam Estaduais, Municipais e principalmente o governo Federal prefira investir no crescimento dos bolsos dos políticos, enquanto a saúde, educação e segurança ficam com as partes mais finas do bolo. Em suma, a saúde publica no Brasil é deplorável!
Nosso país atualmente está entre os piores do mundo em muitas questões tais como o desmatamento, a pobreza, as drogas, os crimes e muitos outros e sabemos que nosso governo há muito tempo não vem fazendo nada da maneira correta e isso acaba nos deixando para trás porque eles pensam mais em si mesmos do que nos interesses do Brasil.
É muito difícil escolhermos um candidato que vai fazer tudo o que promete na hora de sua campanha, por isso nossa analise não deve ficar apenas naquilo que vemos e sim temos de acessar a Internet entre outras formas para saber se convém votar na pessoa. Se ficarmos de braços cruzados e votarmos em qualquer um,  provavelmente as chances de conseguirmos resolver os problemas de nosso país vão ser mínimas.  Mas como sabemos nosso país é o que tem a maior reserva ambiental do mundo e uma das maiores quantias de água potável do planeta, por esse motivo é bom estarmos preparados para quando países estrangeiros quiserem invadir nossas terras para conseguir pegar nossas águas, nosso petróleo, nossa vasta plantas medicinais que já são retiradas todos os dias da nossa Amazônia, tenham construido um país forte em sua soberania e força militar.
 Se mantivermos nosso pensamento aberto para  essas coisas vamos ver e entender que precisamos olhar de uma maneira especial para o meio ambiente para que possamos sobreviver, ou melhor, a próxima geração ter um mundo para viver. Seremos muito em breve o celeiro do Mundo e espero que posasmos ter jovens sadios para poder continuar a construção de um mundo melhor.
Como presidente de um Instituto que busca soluções e parcerias para melhorar a vida das pessoas, acredito que isso e importante para o Brasil, mas não podemos fazer isso sozinhos, precisamos do apoio de empresas e de todos que de alguma forma possam contribuir para que nossa busca pela vida seja possível.
 Mas não se pode ser feito apenas nesse pensamento é necessário que os governantes busquem idéias para colocarem na saúde pública, educação, segurança e meio ambiente  maneiras ágeis que visem ajudar as pessoas pobres que não têm condições de pagar um médico particular, uma escola boa para seus filhos, segurança aonde moram e ações importantes para manter nosso planeta vivo para as próximas gerações que estão sendo arrasadas pelas drogas e o pouco caso de nossos governantes.
O Instituto Anjos, preocupado com as novas drogas que estão sendo jogadas no mercado do tráfico de drogas, e se não nos preocuparmos com a saúde pública, teremos um futuro aterrorizador para nossos jovens, suas famílias e o nosso pais. Não teremos esperança de uma juventude que venha construir alguma coisa, pois as drogas estão matando nossas meninas e meninos por falta de opção e vontade política de querer fazer um trabalho sério ao combate as drogas.
Iremos continuar a busca por parcerias, para que possamos levar para todos os jovens sejam nas escolas públicas, privadas, universidades e comunidades a conscientização que as drogas destroem sonhos e famílias. Precisamos urgentemente de uma saúde pública eficaz e de muita orientação para que nossa juventude não desapareça e sim, seja forte para construir um país que em breve poderá ser a força número um no mundo.


     Dr. Elton dos Anjos
Presidente-Instituto Anjos