segunda-feira, 27 de setembro de 2010

“DEUS VESTE FARDA NEGRA"



A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro tem chamado a atenção de toda a sociedade, e não foi diferente em são Vicente, quando o Instituto Anjos participou de um evento realizado pela AFAPOL – uma associação Federal de apoio aos Policiais Militares de todo o nosso País.

De todo o efetivo da PM fluminense, uma entidade bicentenária com cerca de 40 mil integrantes, um grupo em especial tornou-se emblemático nos últimos tempos. É o BOPE-Batalhão de Operações Policiais Especiais, que ganhou fama em todo o país a partir da exibição do filme Tropa de Elite. A produção tornou-se polêmica, entre outras coisas, por retratar o Batalhão como uma unidade extremamente violenta. Informação que posso dizer que não é verdadeira, pois lá existe também homem que pregam a paz e a evangelização de pessoas que moram nos morros, No BOPE, valores como profissionalismo, preparo, lealdade e honestidade são códigos de honra respeitados por todos. Criado em janeiro de 1978, o Batalhão, que usa Fardas Negras, faz jus ao título do filme. De cada dez candidatos que se apresentam, apenas dois ou três são aprovados nos rigorosos testes de seleção que são feitos para que um soldado possa estar integrando aquele Batalhão.

Conversando com alguns policiais do BOPE, descobrimos que essa tropa se torna indispensáveis em qualquer parte do mundo. Elas são a última opção que o Estado tem para defender seus interesses. O treinamento, as táticas empregadas, a honestidade de propósitos dos seus integrantes, o espírito de corpo, tudo isso somado faz com que o nosso oponente, aquele sujeito que está fora da lei, tema nossas ações. O marginal sabe que, conosco, não haverá nenhum tipo de acordo ou negociação. Nós estamos ali para cumprir a lei. Nosso objetivo é prendê-lo, e é por esse motivo que o INSTITUTO ANJOS TREINAMENTOS TÁTICOS foi criado, para trazer aos nossos policiais e pessoas que trabalham na área de Segurança Pública e Privada, conhecimentos técnicos e táticos para estarem atuando dentro de suas áreas com maiores possibilidades de voltarem para suas casas ao encontro de seus familiares, que os aguardam ansiosos pelo seu retorno.

Como presidente do INSTITUTO ANJOS e ex-policial militar, posso dizer com propriedade das dificuldades que vejo e sempre irei trabalhar para que haja uma mudança significativa do que existe hoje. A maior dificuldade e maior problema, é a falta de material e salários dignos. A policia militar e Civil de São Paulo precisam de aquisição continuada de material de qualidade, armamentos, equipamentos de proteção, veículos. Isso, do ponto de vista logístico. Outra dificuldade que vejo são as questões legais. Gostaríamos de contar com uma legislação mais adequada e pesada.

No BOPE tem hoje um efetivo de 400 homens. Recentemente foi feito um trabalho de pesquisa por um pastor evangélico, major e capelão da Polícia Militar, junto a 180 daqueles homens, setenta e dois deles apresentaram-se como evangélico o que não é diferente dentro dos quadros da Policia Militar, Civil, Federal e Guardas Municipais de nosso Estado de São Paulo e de outros Estados Brasileiros.

A guerra e a religião estão muito próximas. Alguém me disse uma vez que a Bíblia é um livro de guerra. Existem salmos de guerra na Bíblia. As Cruzadas, na Idade Média, envolveram guerra e religião. Os guerreiros, pessoas que se colocam sob o risco de perder a vida diariamente, têm que se apegar a algo superior. E esse algo superior é Jesus Cristo.

Com certeza, precisamos estar conectados com o bem para que possamos aplicar treinamentos e táticas policiais para que nossos policiais possam fazer com que a lei e justiça sejam cumpridas dentro da legalidade. Nós Diretores do Instituto Anjos trabalhamos em equipe, e esse é um dos segredos do nosso sucesso, pois no COE, BOPE, GATE, GER, COT e outras equipes táticas também é assim. Nós trabalhamos em equipe, independente da orientação religiosa dos nossos alunos, pois estamos aqui para capacitar e ensinar técnicas de outras polícias do mundo todo.

Não sou extremamente religioso. Tenho a minha devoção, acredito piamente em Deus. Mas é possível, em algum momento, você ter uma autorização divina, porque essa autorização legal existe, de utilizar a força para se defender e proteger outras pessoas que estão subjugadas. Então, esse é o meu entendimento. No trabalho dos homens de segurança pública, eles são pagos e vocacionados para defender as pessoas. O que é a polícia? É um grupo pago pela sociedade para defender seus interesses. Aqueles que não se submetem aos interesses da sociedade são marginais; têm que ser presos e, se reagirem, a legislação prevê o uso da força física moderada para conter aquele meliante, que às vezes precisa da uma força letal, infelizmente, para se fazer cumprir uma injusta agressão que sabemos e vemos todos os dias em nossos telejornais, que assustam tanto nossa sociedade, Diante de todo esse processo de violência que hoje estamos vivendo, o Instituto Anjos estará trazendo novidades e treinamentos para todos os policiais e empresas de segurança privada de nosso Estado e de nosso País.



No atual momento em que vivemos, acredito que não ocorrerão mudanças em curto prazo do nosso Código Penal, quem sabe no futuro, quando tivermos uma sociedade mais equilibrada do ponto de vista social, com uma menor diferença entre ricos e pobres, e com um Código Penal atualizado e com previsão legal de Prisão Perpétua, isso possa ser viável e possível. Mas neste momento estaríamos cometendo muitas injustiças.



    Dr. Elton dos Anjos


Presidente –Instituto Anjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário