Os santistas estão cruzando os dedos. Eles torcem para que Santos - com seus atrativos, infraestrutura e serviços - seja escolhida como uma das cidades-base da Copa Mundial de Futebol de 2014. No último dia 30, três integrantes do Comitê Executivo de São Paulo promoveram visita técnica ao município, avaliando 30 itens referentes às condições gerais dos centros de treinamento do Santos Futebol Clube e da Associação Atlética dos Portuários, estádios da Portuguesa e do Santos, e dos hotéis Mendes Plaza e Parque Balneário.
O número de cidades não está definitivamente fixado. Santos é o 5º município visitado pela equipe, que cumprirá extensa agenda pelo estado até o final do ano, checando as informações apresentadas em questionários específicos. Nessa verdadeira “radiografia” das cidades interessadas em receber seleções, além de itens como transporte, saúde, alimentação e telecomunicação, serão analisados também índice pluviométrico e clima, totalizando 29 tópicos. Os municípios muito distantes dos aeroportos estão naturalmente eliminados.
“Queremos vender o Estado de São Paulo da melhor forma possível, para conquistar o maior número de seleções”, comentou Carolina Fontes, coordenadora do Núcleo de Eventos e Oportunidades do comitê, recebida pelos secretários Wânia Seixas (Turismo) e Paulo Musa (Esportes), para reunião na Secretaria de Turismo. Ela estava acompanhada de Andrea Ferrazoli, gerente do Projeto Cidade-base, e de André Bello, assessor do comitê.
Elogio aos Municípios Paulistas
Os levantamentos junto às cidades integrarão uma segunda publicação a ser encaminhada à Match, empresa contratada pela Fifa para coordenar as copas da Alemanha, da África do Sul e do Brasil. Caberá a essa empresa disponibilizar, à Fifa, material completo para ser avaliado pelos técnicos, aos quais caberá a escolha do município onde ficarão as seleções.
Segundo Carolina Fontes, o estado de São Paulo recebeu elogios quando da apresentação da primeira publicação, que envolvia 41 cidades, entre elas Santos, Guarujá e Itanhaém. Posteriormente, outros municípios demonstraram interesse em receber delegações e responderam ao questionário.
As inspeções já realizadas em quatro cidades paulistas demonstraram poucas divergências entre as respostas do questionário e a realidade. De acordo com os técnicos do comitê, os projetos também terão espaço na publicação oficial. No caso de Santos, a secretária Wânia Seixas elencou iniciativas já em andamento, como o Museu Pelé, Museu do Bonde e Santos Porto-Valongo (revitalização dos armazéns 1 a 8), e a construção de oito novos hotéis.
A escolha das cidades-base terá início após as eliminatórias da Copa, que começam no próximo ano, e cada técnico poderá definir três opções. “Depende da prioridade dele. Na última Copa, a delegação dos EUA ficou alojada em cima de um shopping. Algumas não se preocupam onde irão jogar”, comentou André Bello. Dependendo da classificação nas eliminatórias, haverá seleções que poderão escolher o município até em novembro de 2013, conforme adiantou Andrea Ferrazoli.
Fonte: Secom/Santos
Dr. Elton dos Anjos
Nenhum comentário:
Postar um comentário