sábado, 11 de fevereiro de 2012

A NOSSA GREVE DE CADA DIA

Com a mudança de comportamento das autoridades - desde a forma como encarar o problema à possibilidade de começar a cumprir as punições estabelecidas pela Justiça (na Bahia) e disciplinares (no Rio) - as greves nas polícias no Brasil entram numa nova fase. Como vão ficar os policiais militares presos? Se a Anistia não é possível, esta categoria fica sem qualquer representatividade em virtude da CF não permitir o Direito de Greve.

Paralisações de policiais são consideradas motim e a tendência do Judiciário é negar o direito de greve às polícias civis e militares, já que são corpos armados dos Estados, uma policia judiciária das unidades federadas como a Policia Federal (PF) é da União. Pela Constituição, polícias são um efetivo preventivo e de presença ostensiva organizada como reserva das Forças Armadas.

No caso da tentativa de greve no Rio, a mudança de comportamento das autoridades já pode ser nitidamente observada e a decisão já esta sendo colocada em prática. PMs em greve são simplesmente detidos e respondem a inquérito policial militar (IPMs), enquadrados por cometerem crime militar.
Daqui por diante passamos a viver outra etapa. Agora os governos federal, estaduais e municipais têm pela frente a difícil missão de repensar, reorganizar e redefinir a questão policial no país, já que o fracasso das greves de PMs e demais polícias não significa que o problema está resolvido e isso não voltará acontecer.

Pelo contrário, os políticos que representam e buscam votos desta categoria tem o compromisso de lutar pela aprovação da PEC 300, uma ação que permanece a quatro anos na Câmara Federal e até agora esta engavetada e esta situação de greve ja estava sinalizada desde então.

Sem contar outros pontos importantíssimos dessa situação, como os baixos salários; a falta de integração entre as polícias; as condições de trabalho; a função de cada uma dessas forças militares, civis, guardas municipais e sua efetividade no combate ao crime e no policiamento; a modernização das policias militares, civis e guardas municipais.

Os governos federal, estaduais e municipais, órgãos e instituições que têm de se debruçar e equacionar item por item de todos os pontos dessa vasta situação da segurança pública. Esta responsabilidade é de todos nós e devemos cobrar das autoridades respostas imediatas, para que a nossa população não venha sofrer com mais essa situação; A falta de Segurança Pública, enquanto políticos aumentam seus salários por uma canetada e as forças policiais tendo que suportar um salário miserável e tendo que morar em lugares onde sua segurança e de sua família não interessam para esses governantes. Aí tenho que ir a muitos velórios de policiais executados em seus bairros e ter que escutar de seus comandantes e governantes que são casos isolados. Até quando teremos que conviver com essa mentira de ter segurança dada pelos governantes, enquanto seus homens e mulheres estão morrendo sem ter segurança. Até quando ???


Dr. Elton dos Anjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário